Rafael Fonteles anuncia concurso com mais de 80 vagas para professores da UESPI

Além do certame, o governador afirmou que serão investidos R$ 66 milhões na reforma, ampliação e modernização dos 12 campi da universidade.

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou algumas mudanças na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), incluindo um novo concurso com 85 vagas para a contratação de professores e 75 para novos servidores. A informação foi divulgada pelo petista através das redes sociais, nesta segunda-feira (04). 

 
Rafael Fonteles e ministro da Educação - Foto: Lupa1

Além do certame, o governador afirmou que serão investidos R$ 66 milhões na reforma, ampliação e modernização dos 12 campi da instituição de ensino superior. Segundo ele, algumas dessas obras já estão com ordem de serviço emitida, como a dos Campus Torquato Neto. 

“A nossa Uespi é um patrimônio de todos os piauienses, que financiam, através dos impostos, as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade”, diz trecho da publicação. 

Já na parte acadêmica, o governador deu destaque para o aumento em mais de 100% dos recursos destinados para Bolsas de Pesquisa, Bolsas de Monitoria e Auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade social. 

Carga horária dos professores 

Rafael Fonteles explicou ainda sobre a carga horária dos professores da instituição. A proposta de mudanças no plano de cargos foi enviada à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 27 de novembro e gerou descontentamentos por parte dos profissionais.

“Além disso, é importante garantir um equilíbrio nas atividades de Ensino, Pesquisa  e Extensão, estabelecendo que cada professor do regime de Dedicação Exclusiva ou de regime 40h, dedique 16 horas semanais ao Ensino e 24 horas semanais para as demais atividades (com flexibilização para professores que atuem em funções administrativas ou atuem na pós-graduação stricto sensu)”,  comentou o governador. 

Veja a publicação