Rafael Fonteles, governador do Piauí, destacou em uma entrevista cedida nessa segunda-feira (17), que estão sendo feitos investimentos na área da segurança pública. Segundo Rafael, a principal estratégia adotada tem sido o fortalecimento da inteligência policial com o uso de tecnologias e a integração do Poder Judiciário e o Ministério Público.
Em janeiro deste ano, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), publicou o balanço do setor referente ao ano de 2024, destacando avanços na redução da criminalidade no Piauí.
Segundo a pesquisa, o número de homicídios dolosos caiu 11,71% em relação ao mesmo período de 2023. A queda foi maior nos homicídios cometidos com arma de fogo, que registraram uma diminuição de 11,9% e nos homicídios com arma branca, que apresentaram uma redução de 27,7%.
Além disso, o levantamento também apontou uma redução de 22,5% nos roubos de veículos e de 13,1% nos furtos em geral. Em relação ao roubo de celulares, os dados apontaram uma queda de 37%, enquanto os furtos diminuíram 17,8%. Houve uma redução de 33% no total de roubos em geral em comparação com os de 2023, além de uma diminuição de 12,5% no número de furtos.
Segundo o governador, em relação aos crimes de homicídio, 90% dos casos estão relacionados a disputas entre facções e organizações criminosas.
“Quase 90% dos assassinatos têm origem em conflitos entre grupos criminosos. Ou seja, cerca de 80% das vítimas já tinham passagem pelo sistema prisional”, disse o governador.
O governador também anunciou que está trabalhando no lançamento do Pacto pela Ordem, um programa que reunirá todas as ações voltadas ao combate ao crime organizado. Através dessa política de investimentos, o Governo busca consolidar um modelo eficiente de combate ao crime e garantir segurança para o povo piauiense.