​Professores anunciam greve a partir desta segunda-feira (17) em Teresina

Profissionais reivindicam um reajuste maior do que o anunciado por Sílvio Mendes.

Os professores da rede municipal de Teresina decidiram, nesta quinta-feira (13), durante uma Assembleia Geral, deflagrar greve a partir desta segunda-feira (17) por tempo indeterminado. 

 

Professores deflagram greve em Teresina- Foto: Reprodução

Os profissionais reivindicam um reajuste maior do que os 6,5% anunciados pelo prefeito Silvio Mendes. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), o aumento deveria seguir a lei federal e o Acórdão do Tribunal de Contas do Estado, que é de 22%.

“O reajuste anunciado, de apenas 6,5%, não cumpre a lei federal, a legislação municipal e o Acórdão 219/2023 do TCE-PI. Além disso, as escolas e CMEIs estão sem manutenção, sem estrutura, sem auxiliares de apoio à inclusão, não atendem à demanda de crianças atípicas, cresce o assédio moral, as jornadas são estafantes e ilegais”, disse o sindicato.

Uma nova assembleia da categoria foi marcada para terça-feira (18), na Câmara de Vereadores.

Reajuste

O prefeito Silvio Mendes determinou o reajuste salarial de 6,5% para professores da rede municipal de ensino, sendo válido para profissionais ativos, inativos e pedagogos, com efeito retroativo a 2 de janeiro.

“A lei estabelece 6,27%, mas nós vamos aplicar um reajuste de 6,50%, de forma linear, para todos os professores da ativa, pedagogos e também para os aposentados”, disse o prefeito.