Nesta quinta-feira (05) completam seis meses do acidente aéreo que vitimou a cantora de sertanejo Marília Mendonça e o piloto piauiense Geraldo Martins de Medeiros Júnior na região de Caratinga, em Minas Gerais. O caso se encontra em um impasse de qual delegação deveria estar à frente das investigações: A Polícia Civil ou a Polícia Federal.
Reprodução
No dia 8 de abril, a Polícia Civil parou as investigações após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre qual âmbito seria responsável pelo caso, o federal ou o estadual. Entretanto, ambos os juízos não se declaram competentes para a continuidade do inquérito.
O ministro relator do STJ, Antonio Saldanha Palheiro, da Terceira Seção, decidiu somente na semana passada que a Polícia Civil deveria ser a responsável pelas investigações. A definição sobre a competência de quem investigaria o acidente foi estabelecida após parecer do Ministério Público Federal (MPF), que opinou pela competência do juízo estadual.
Rafael Luz/STJ
Além disso, na decisão, o magistrado afirmou que não se observa lesão direta aos bens, serviços e interesses de entidade federal e que a Justiça da União somente irá processar e julgar as ações se estas lesões forem, de fato, constatadas.
Atualmente, o inquérito é conduzido pela 3ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Caratinga.
Entenda
No dia 05 de novembro, a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas morreram em queda de avião nas proximidades de uma cachoeira na serra da cidade de Piedade de Caratinga, interior de Minas Gerais. O piloto do avião, Geraldo Martins de Medeiros Júnior, era piauiense e também foi vítima da tragédia.
Geraldo tinha planos de voltar a morar no município de Floriano, Sul do Piauí, sua terra natal.
Veja mais sobre o assunto:
Piloto de avião que transportava Marília Mendonça tinha planos de voltar a morar no Piauí
Avião que levava a cantora Marília Mendonça cai em Minas Gerais;
Cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas morrem em queda de avião;
Piloto que levava a cantora Marília Mendonça foi sepultado neste domingo (07);
Corpo de Marília Mendonça será sepultado nesta tarde em Goiânia