O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai expandir o “Programa Celular Seguro” a partir de uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Piauí, que resultou na recuperação de mais de 8 mil celulares furtados ou roubados no estado. Nesta quinta-feira (1º), em Brasília, o governador Rafael Fonteles (PT) e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, formalizaram um acordo para a elaboração de um Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel).
Em entrevista a TV Lupa1, o governador afirmou que esse reconhecimento é um orgulho para as Forças de Segurança do Piauí, comandadas pelo secretário Chico Lucas.
“Os número são robustos, nós já recuperamos cerca de 8 mil celulares. E o principal, diminuiu o roubo e furto de celulares, se você comparar por exemplo julho de 2024 com julho de 2023, temos uma redução de mais de 50%, ou seja, essa política além de recuperar, ela previne, evita o roubo e furto”, disse Fonteles.
Dez estados do Brasil também assinaram o protocolo, que logo deve ser adotado em todo o país.
O ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância da integração com o estado do Piauí e parabenizou o governador Rafael Fonteles pelo êxito do programa de recuperação desenvolvido no estado. “Estamos aprendendo com a expertise do Piauí. Queria parabenizar a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Piauí”, frisou.