O desembargador Téssio da Silva Tôrres tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), na noite desta quarta-feira (11). A cerimônia foi realizada no auditório da Corte, com a presença de autoridades, servidores, convidados e do Governador Rafael Fonteles.
Téssio Tôrres ficará à frente da presidência da instituição para o biênio 2025/2026. A Basiliça Alves da Silva assumirá os cargos de vice-presidente e corregedora.
Em seu discurso de posse, o novo presidente falou dos objetivos, priorizando os laços institucionais, o diálogo e enfatizou também o trabalho com utilização da tecnologia.
“A nossa missão é a promoção de relações laborais justas, a construção de um ambiente de trabalho justo e digno, com trabalho decente, disponível para todos. Esse objetivo requer um agir pautado na ética, na eficiência, na melhoria contínua na rotina de trabalho, na constante capacitação de nossos membros e na adoção de tecnologias que nos permitam uma ação célere e qualificada”, disse.
A desembargadora Basiliça contou que se sente honrada em ocupar a corte. “É muita responsabilidade, mas me sinto honrada em ocupar esse cargo, espero corresponder a responsabilidade, fazer jus aos que meus antecessores fizeram”, relatou.
O evento acontecerá no Auditório Serra da Capivara e reunirá autoridades, magistrados, servidores e convidados.
Currículo do novo presidente
Téssio da Silva Tôrres é desembargador do TRT-22 desde julho de 2022, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional. É o atual vice-presidente e corregedor do Tribunal. Atuou como advogado nas áreas trabalhista e cível de 2008 a 2022. É especialista em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Processual Civil. Além disso, leciona em cursos de pós-graduação em instituições de ensino superior privadas de Teresina. Também já foi professor de graduação em Direito, nas disciplinas de Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho, Processo Trabalhista e Prática do Trabalho.
Téssio exerceu o cargo de assessor jurídico chefe da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (2009-2015) e foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PI (2013-2017). Foi, ainda, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (2018-2021) e secretário-geral adjunto da Associação de Advogados Trabalhistas (2020-2022).