A transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou oficialmente. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), foi nomeado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), para o Cargo Especial de Transição Governamental.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (4). O ex-governador de São Paulo foi escolhido pela equipe de Lula para coordenar a transição de governo, e agora ganha o status de ministro extraordinário, em que será responsável por requisitar as informações dos órgãos e entidades da administração pública federal.
Na quinta-feira (3), Alckmin se reuniu com o ministro Ciro Nogueira, que chefia os trabalhos do governo Bolsonaro. Além de Nogueira, Alckmin conversou com o senador Marcelo Castro (MDB); a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT); e mais tarde com o próprio presidente Jair Bolsonaro.
Segundo Alckmin, o processo de transição já iniciou, mas é na próxima segunda-feira (7) que os pedidos de informação começam a ser, de fato, repassados. Também na segunda-feira, os nomes que irão compor a equipe de transição de governo serão anunciados.
Leia mais:
Marcelo Castro e Geraldo Alckmin querem PEC para garantir auxílio de R$ 600