O Ministério Público do Piauí expediu uma recomendação direcionada para os serviços funerários do estado do Piauí, superintendentes de Serviços Urbanos (SDUs) e às secretarias municipais, pedindo maior atenção no fornecimento dos serviços funerários durante a duração da pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com o Ministério Público, esse tipo de serviço deve ser prestado de forma contínua, sem que haja interrupção ou até mesmo a suspensão, seguindo a adoção de medidas efetivas com a execução das diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os decretos Municipais e Estaduais.
O órgão ministerial pontuou que deve ser garantido a prestação dos serviços funerários com plantões de 24 horas por dia e a disponibilização de álcool em gel 70%, bem como água, sabão e papel toalha para que seja feita a higienização das pessoas que frequentam esse tipo de ambiente. Os riscos de contaminação também devem ser informados ao consumidor, se necessário.
Uma outra recomendação foi a respeito do aglomerado de pessoas durante o sepultamento e velório. A distância mínima de pelo menos dois metros deve ser respeitada. Já os profissionais que atuam no transporte, guarda e alocação do corpo no caixão também devem adotar as medidas de precaução, conforme normas de segurança para evitar o contágio, até o fechamento do caixão.
Confira a recomendação na íntegra.