PROUNI 2025: Resultado da lista de espera é divulgado pelo MEC

Candidato deverá comparecer à faculdade privada escolhida de 1º a 11 de abril,  para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (1º) os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025. Os candidatos podem verificar o resultado da seleção acessando o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da conta da plataforma de serviços digitais do governo federal.

 

Prouni - Foto: Reprodução

O Prouni oferta bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) do valor da mensalidade em cursos de graduação de instituições de educação superior privadas. O público alvo do programa são os estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

A lista de espera do Prouni é voltada a inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma.

A edição de 2025 do Prouni teve 1,5 milhão de inscrições, sendo que cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa.

Na primeira chamada do Prouni 2025.1, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados. Na segunda chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados.

Prazo

O candidato deverá comparecer à faculdade privada escolhida de 1º a 11 de abril,  para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

A instituição de ensino superior define se a entrega da documentação pode ser feita virtualmente ou de forma presencial na própria faculdade onde o candidato foi selecionado.

Documentação

Entre os documentos exigidos dos estudantes no edital 2025.1 estão: Documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, além dos comprovantes de residência; de onde cursou o ensino médio; de rendimentos; e quando for o caso, se é professor da educação básica, se houve separação, divórcio ou óbito dos pais; ou se é pessoa com deficiência.

Para ser beneficiário das bolsas integrais, o inscrito deve ter a renda familiar bruta mensal por pessoa até um salário mínimo e meio, atualmente R$ 2.277. No caso de bolsas parciais (50%), o candidato deve comprovar que a renda familiar bruta mensal per capita não ultrapassa três salários mínimos (R$ 4.554).

As instituições de ensino ainda podem fazer exigências adicionais.

Prouni 20 anos 

 

Prouni 20 anos. Foto: Divulgação/GOV

 Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo a pessoa sem diploma de nível superior. Em 2025, ele comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.