Pastor Gessivaldo Isaías pode deixar Republicanos para se filiar ao MDB

Deputado revelou que deve votar em Ciro Nogueira e Marcelo Castro para Senado em 2026.

O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) afirmou à coluna que pode deixar o partido para se filiar ao MDB. O pastor afirma que está considerando trocar de partido por se questionar se sua atual sigla terá condições de montar uma chapa competitiva para deputado.

 

Gessivaldo Isaías - Foto: Divulgação

Gessivaldo afirma ter tido uma conversa recente com o presidente estadual do MDB, o senador Marcelo Castro. Ele afirma estar considerando comprometer seu segundo voto para senador, sendo o primeiro com Ciro Nogueira (Progressistas) e com o emedebista.

“Começamos a abrir diálogos, não só com o Progressistas, o Progressistas é um partido de centro-direita, mas isso não me impede [de procurar outros]. Eu estive conversando com o senador Marcelo Castro, inclusive me mostrando propenso a apoiá-lo em sua candidatura à reeleição ao Senado. Um dos meus senadores definidos é o senador Ciro Nogueira, esse eu já vi há muito tempo mantendo o alinhamento em relação a apoio à sua pessoa como senador, mas eu estive conversando com o senador Marcelo Castro, que é o presidente do MDB, então isso não descarta também uma possibilidade de composição. Mas a minha permanência no Republicanos está sendo costurada para que a gente fique. Por quê? Porque nós temos que formar uma chapa, eu e o deputado Jadyel temos essa missão, para federal e para estadual. Se caso isso não aconteça, eu não [fico]. Eu não posso sair candidato a deputado sem partido”, disse.

Se considera de oposição

No entanto, é de conhecimento geral que Gessivaldo tem um diálogo franco e recíproco com o PP do senador Ciro. O pastor já até participou de algumas reuniões deliberativas da sigla e sua filiação foi confirmada recentemente pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) em entrevista ao Grande Jornal Lupa1.

Tecendo uma avaliação sobre sua atuação parlamentar, Gessivaldo afirmou que pertence à oposição, já que não votou em Rafael Fonteles (PT) para governador e sim em Silvio Mendes (União Brasil).

“Então, aqui a minha posição até o momento tem sido uma posição dinâmica, neutra. Você vê, eu compus com o governador Mão Santa, compus com o governador Wilson Martins, compus com o governador Wellington Dias: eu fui secretário de Trabalho dele. Fui, no segundo mandato, diretor do Cine do governador Wellington Dias, e no primeiro mandato fui assessor do governador dele. Então, na política, a gente não descarta nada. Mas até agora não houve conversas entre o deputado Gessivaldo e o governador Rafael”, explicou.

Não despreze os 10 mil votos

 

Roberval Queiroz e Dr. Pessoa. Foto: Reprodução.

O novo presidente do PRD em Teresina, o ex-vereador Roberval Queiroz (PRD), afirmou que o partido conta com a candidatura do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) na organização das chapas para as eleições de 2026. Roberval relembrou características do ex-gestor e afirmou que o futuro político de Dr. Pessoa só depende dele.

"Com certeza, é um ex-gestor de Teresina, é médico, já foi deputado estadual, vereador, e tem uma trajetória considerável em seu perfil. Atualmente, ele ainda participa do PRD, e quem vai decidir sobre essa trajetória, essa continuidade, é ele mesmo. Não tive nenhuma conversa com ele, e o PRD também não teve nenhum diálogo com ele nesse período, após a campanha. Cabe a ele tomar o rumo que achar melhor", disse.