Para Júlio Arcoverde, indefinição para Senado no governo pode trazer deputados ao PP

Deputado federal diz que alguém deverá "sair machucado" da briga entre os três pretensos candidatos a senador da base.

O deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) afirmou em entrevista exclusiva nesta quinta-feira (06) que a indefinição na base governista em relação a quem será candidato ao Senado pode atrair aliados, inclusive na Câmara Federal, para o seu partido. Júlio fez questão de reafirmar a estreita relação dos deputados federais da oposição com os petistas.

 

Júlio Arcoverde - Foto:Reprodução

Fato é, e também confirmado por Júlio, que são os petistas que fazem questão de deixar às claras a boa vontade com o PP como forma de demonstrar publicamente insatisfação com um partido da base.

Recentemente, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), afirmou que o primeiro voto é prioritariamente do candidato do partido, mas a segunda vaga de senador está em aberto, inclusive para o Progressistas.

Das intoleráveis ausências na Assembleia

Sobre as cada vez mais frequentes cenas de esvaziamento das sessões parlamentares na Alepi, o presidente da Casa, Severo Eulálio (MDB), afirmou que medidas contra a falta de assiduidade são prioridade para a gestão. O plano, segundo Severo, é retomar a obrigatoriedade da presença 100% física após o término das obras nos gabinetes parlamentares. Atualmente, a Assembleia funciona em modelo híbrido, sendo recomendada a presença dos deputados apenas às terças e quartas.

 

Plenário vazio na Alepi. Foto: Júnior Santos / Lupa1.

Há muito tempo, a Alepi vem entregando um apurado risível de desempenho parlamentar em todos os sentidos: número de projetos, qualidade dos requerimentos e debates em tribuna e, no mais fundamental, a presença física.

Dia dos “profetas da chuva”

Foi lido na ordem do dia de hoje o Projeto de Lei de autoria do deputado Francisco Limma (PT) que defende a instituição do Dia Estadual dos Profetas da Chuva. O proponente não se fez presente durante a sessão desta quinta e a votação teve que ser adiada. 

Downgrade do Franzé

"Downgrade" é uma expressão inglesa usada para indicar que se perdeu atributos ou vantagens que se possuía. É o que parece ter acontecido com o deputado Franzé Silva. Longe dos holofotes que acompanham a presidência do Legislativo Estadual, o deputado agora viu seu indicado na Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi), Antônio Torres, ser realocado para a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi).

 

Franzé - Foto:Reprodução

Uma fonte ligada ao Palácio de Karnak, ao saber da notícia, foi bastante sincera em relação ao novo cargo de Antônio.

“Essa pasta é uma moeda morta. A massa falida do serviço público do Piauí. Grande promoção”, disse.

Com planos de ser candidato a deputado federal, o ex-presidente deve pleitear no governo abrigos que lhe deem reais condições de uma disputa competitiva em 2026.