Ao falar do governador, Lula se referiu a ele como “menino esperto”, disse que “não sabe como alguém pode falar em inteligência artificial conhecendo o Rafael” e que quer o piauiense ao seu lado para ser sua inteligência artificial.
Vamos lembrar que não faz muito tempo que o nome de Rafael Fonteles se destacou nacionalmente quando o ex-ministro, Mangabeira Unger, disse que ele deveria ser o candidato à presidência, no lugar de Lula, em 2026.
O que esses elogios públicos do presidente pestista revelam é que essa declaração de Unger não passou despercebida e que Lula pode estar pensando nesse plano B e já vem observando a desenvoltura de Rafael no comando do Piauí.
Um segundo detalhe que chama a atenção é que o governador já se desprendeu, há muito tempo, da imagem de pupilo do Ministro Wellington Dias e resolveu andar com suas próprias pernas, em uma linha mais independente, escrevendo sua própria história. (Há quem diga, inclusive que eles já não estão mais tão próximos).
E o terceiro detalhe é que ele pode servir de exemplo pra o seu candidato a prefeitura de Teresina, Fábio Novo que, por várias vezes já declarou que quer ter autonomia e que não é sombra de ninguém.
Agora, vale observar quais serão os próximos passos que se darão após a “rasgação de seda” pública que Lula fez ao Rafael e se esses elogios levarão o piauiense para um caminho que tenha como destino o Palacio do Planalto, mesmo que seja como vice, em 2026.