Marcelo Castro afirma que MDB vai lutar pela vaga de vice na chapa majóritária, em 2026

Após as eleições municipais, PSD deve reinvidicar composição com o governador Rafael Fonteles.

Após especulações de que o PSD deve exigir a vaga de vice na chapa do governador Rafael Fonteles, em 2026, o senador Marcelo Castro afirmou, nesta quarta-feira (23) , que o MDB vai lutar para permanecer com o posto. Em entrevista exclusiva à TV Lupa1, o parlamentar disse o partido deve conversar com o gestor estadual para manter o atual vice-governador, Themístocles Filho, como candidato no próximo pleito, além de ser o candidato a senador da base governista. 

“Queremos a união dos três partidos (MDB, PSD e PT), mais os outros partidos da base aliada. O PT hoje tem o governador e o senador, que hoje é ministro, Wellington Dias. O MDB tem o vice-governador e tem a mim como senador.  O PSD tem a Jussara como senadora. Então, se são quatro lugares, o mais natural é que as vagas de senador sejam de um partido e de outro partido (MDB e PSD)”, disse o senador.

Marcelo Castro também afirmou que se reuniu com o governador Rafael Fonteles, para analisar o cenário formado com o resultado das eleições municipais e prospectar composições para o futuro.

“Tivemos um encontro com o MDB, fizemos uma avaliação do quadro político atual do Piauí, o resultado das eleições e a projeção para 2026. Levei ao governador, ele gostou muito da análise que fizemos e, naturalmente, vamos manter as conversações daqui pra frente para que a gente possa formar uma chapa majoritária para cair em campo.”

Sobre a reunião do prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, com a bancada federal, Marcelo Castro afirmou que tem boas expectativas, mas confirmou que o MDB deve compor a oposição à gestão que se inicia em 2025: “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu, particularmente, tenho uma boa relação com Silvio Mendes, desde sempre e vou ajudar, no que tiver ao meu alcance, a administração dele. Agora, entendendo que nós estamos em campos opostos. Nem acho que o Silvio esteja acenando um apoio do MDB porque ele sabe que estamos em um campo oposto ao campo político dele”, declarou.

Confira a entrevista completa: