Durante entrevista ao Grande Jornal Lupa1 na terça-feira (21), o presidente estadual do PT, ex-deputado João de Deus, falou sobre os prefeitos que se filiaram recentemente ao partido. O petista destacou que a sigla mantém sua identidade e critérios para aceitar novas filiações. Por outro lado, afirmou que o MDB e o PSD estão “capturando” prefeitos do Progressistas.
“Desses partidos que estão fazendo filiações, todos da base do governo, o único que tem um critério definido, que só filia aquele que já tenha votado na gente, é o PT. O MDB e o PSD estão capturando prefeitos do PP. Com todo respeito que eu tenho por esses dois partidos aliados, mas eu usaria essa expressão [capturando]”, afirmou João de Deus.
Casquinha do governo
Ao ser questionado sobre a movimentação de alguns prefeitos que se filiam a partidos da base, o presidente do PT acredita que pode haver interesse desses gestores em se aproximar do governador Rafael Fonteles (PT) e tirar uma “casquinha” do governo.
“Há aqueles que vem naturalmente, porque se identificam, porque já abraçaram nossos candidatos em várias eleições. Esses [prefeitos] que vem e não estavam conosco [em 2022], acho que sim, que tem a estratégia de se aproximar do governo e tirar uma casquinha”, continuou.
Postura aprovada
João de Deus concorda que o governador Rafael Fonteles (PT) mantenha a promessa de não subir em palanque de quem não o apoiou nas eleições de 2022.
“O Rafael tem tido uma postura muito clara, ele diz o seguinte: que o governo não tem lado, que o governo é impessoal e as obras têm que acontecer independente de quem é o prefeito. Porém, o Rafael político, filiado ao Partido dos Trabalhadores, vai se posicionar, e o PT está com ele nesse sentido, a favor do candidato que estava com ele [nas eleições de 2022]”, disse.
PT tá na moda
Com a promessa de ter o PT disputando as eleições para prefeito em cerca de 150 municípios do Piauí, João de Deus conclui que “o PT está na moda” e que “o sentimento petista voltou ainda mais forte”.