O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, protocolou nesta sexta-feira (30) um projeto de lei que tem como objetivo anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o ano de 2030.
Bolsonaro foi condenado pela Corte Eleitoral (5 a 2) por abuso de poder político e vai ficar inelegível por 8 anos. O ex-presidente disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No projeto, Ciro propõe a anistia para candidatos à Presidência e vice-presidência nas eleições de 2022 que tenham sido declarados inelegíveis ou condenados.
"No Brasil, existe uma inclinação irresistível à criminalização da política e dos políticos em todas as suas instâncias e esferas, inclusive na etapa eleitoral, buscando-se expurgar do pleito os candidatos que sejam ou tenham sido, em algum momento da vida pública, detentores de cargos", justificou Ciro.
Se a proposta for aprovada, ainda deverá ser sancionada pelo presidente Lula. As chances do petista sancionar o PL é remota.