Por Neto Maciel
13 de julho de 2026 às 08:18 ▪ Atualizado há 6 dias
Após mais de uma década de incertezas, cerca de 400 famílias do conjunto Torquato Neto, na zona Sul de Teresina, voltaram a negociar os contratos habitacionais e afastaram o risco de perder os imóveis em leilão. A mudança ocorreu depois de uma articulação do vereador Eduardo Draga Alana (PSD) junto à Caixa Econômica Federal, que abriu um canal de diálogo para solucionar o impasse.
Foto: Reprodução Durante anos, os moradores conviveram com processos de execução dos imóveis, consequência da suspensão dos contratos habitacionais. Além disso, problemas estruturais e alagamentos frequentes na região agravaram a situação e aumentaram a insegurança das famílias em relação ao direito à moradia.
Diante desse cenário, Eduardo Draga Alana reuniu representantes da Caixa Econômica Federal e lideranças comunitárias para buscar uma alternativa. Como resultado, os imóveis deixaram de seguir para leilão, enquanto os moradores conquistaram a oportunidade de renegociar os contratos em condições consideradas acessíveis.
"Nosso compromisso sempre foi ouvir as pessoas e buscar caminhos possíveis para resolver os problemas da população. Essas famílias estavam vivendo uma situação de muita insegurança e ansiedade, sem saber se perderiam suas casas. O que fizemos foi abrir o diálogo e construir uma solução para que elas possam voltar a pagar seus imóveis com tranquilidade e manter o direito à moradia", destacou Draga Alana.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
LUTO
Doação
Brutalidade
Acidente fatal
Estado é grave
Contas reprovadas
Abordagem
Decisão
Festa
Coluna Lugar de Fala
Projeto de lei
Programação
Índice de Qualidade
Atropelamento
Infraestrutura
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.