Por Redação Lupa1
21 de novembro de 2025 às 14:10 ▪ Atualizado em 26/08 às 18:33
A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira (PT), provocou ampla indignação nas redes sociais após publicar, no Dia da Consciência Negra, um vídeo em que aparece com o rosto pintado de preto, prática reconhecida como blackface e amplamente condenada por movimentos antirracistas. A gravação foi apagada minutos depois, mas já havia se espalhado pelas plataformas digitais.
Blackface: Prefeita de Piripiri aparece com rosto pintado no Dia da Consciência Negra - Foto: Reprodução No vídeo, a prefeita falava sobre a importância do 20 de novembro e pedia reflexão sobre o racismo, enquanto removia a maquiagem escura.
A escolha estética, no entanto, foi vista como contraditória e desrespeitosa, especialmente pelo simbolismo da data e pelo histórico ofensivo do "blackface", utilizado no século 19 para caricaturar pessoas negras de forma humilhante.
A repercussão foi imediata. Usuários criticaram o desconhecimento da prefeita sobre o tema e apontaram falta de sensibilidade ao abordar um assunto tão sério com uma abordagem considerada inadequada e ofensiva.
Mesmo com as críticas, Jôve Oliveira não voltou a se pronunciar publicamente após apagar o vídeo, deixando ainda mais questionamentos sobre a intenção e a falta de preparo na produção do conteúdo.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Eleições 2026
CRISE INSTITUCIONAL
Ataques
Crime
Colunão do Feitosa
Eleições 2026
Homicídio
Sessão
Propostas
Decisão
Colunão do Feitosa
PLANEJAMENTO
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
ARTICULAÇÃO POLÍTICA
JULGAMENTO
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.