Por Emanuel Oliveira
11 de setembro de 2026 às 11:34 ▪ Atualizado em 11/09 às 15:34
O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, anunciou medidas para reorganizar o transporte coletivo da capital. O planejamento inclui a licitação de 500 paradas de ônibus, a aquisição de 96 veículos e a implantação de novas linhas. 
As ações foram apresentadas após uma reunião com empresários do setor, vereadores e representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Segundo o prefeito, a licitação das novas paradas será encaminhada na próxima segunda-feira (14).

“Não é só ônibus. Existe um conjunto de outras providências, incluindo a recuperação das estações de transbordo, que foram depredadas”, declarou.
Para a compra dos 96 ônibus, a prefeitura pretende utilizar R$ 85 milhões de uma operação de crédito já aprovada e R$ 37 milhões em recursos próprios. Os veículos deverão possuir ar-condicionado e substituir parte da frota considerada antiga ou fora de circulação.
De acordo com Sílvio Mendes, o contrato do sistema previa inicialmente 436 ônibus, mas apenas 213 estão atualmente em operação. O prefeito também afirmou que a idade média da frota ultrapassa dez anos, enquanto o limite previsto era de seis anos.
A prefeitura também pretende retomar o sistema troncal, com linhas principais integradas a trajetos alimentadores. O primeiro eixo deverá ligar o Parque Piauí ao Zoobotânico, passando pelo Centro.
Posteriormente, o modelo será ampliado para outras regiões da cidade, com o objetivo de aumentar a cobertura nos bairros. Outra ligação prevista deverá conectar o Bela Vista à região das universidades.

O engenheiro de tráfego Santana, responsável pelo estudo, afirmou que a proposta prevê ampliar a frota em circulação de 213 para 278 ônibus.
A reunião também discutiu os contratos mantidos com as empresas do transporte coletivo. Sílvio reconheceu descumprimentos tanto por parte das concessionárias quanto do município e afirmou que buscará um acordo após a análise das informações pendentes.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Eleições 2026
CRISE INSTITUCIONAL
Ataques
Crime
Colunão do Feitosa
Eleições 2026
Homicídio
Sessão
Propostas
Decisão
Colunão do Feitosa
PLANEJAMENTO
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
ARTICULAÇÃO POLÍTICA
JULGAMENTO
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.