24 de junho de 2026 às 22:56 ▪ Atualizado em 23/08 às 02:18
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5.525/25, que autoriza o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de agressores para o pagamento de indenizações às vítimas de violência doméstica e familiar. A medida busca garantir o cumprimento de sentenças judiciais definitivas, quando não há mais possibilidade de recurso.
FGTS - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Pela proposta, os recursos do FGTS poderão ser utilizados para quitar condenações relacionadas à reparação de danos físicos, psicológicos, morais, sexuais ou patrimoniais sofridos pelas vítimas em decorrência da violência doméstica. O saque, no entanto, dependerá de autorização expressa da Justiça.
Relatora do projeto, a deputada Flávia Morais (MDB-GO) defendeu a aprovação da matéria ao afirmar que a iniciativa contribui para reduzir o desamparo econômico enfrentado por muitas mulheres após romperem o ciclo de violência. Segundo a parlamentar, o governo já permite o uso do FGTS em situações excepcionais, como calamidades públicas e renegociação de dívidas, o que justifica a ampliação da medida para o cumprimento de condenações definitivas.
O texto é de autoria do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PSD-MT), que argumenta que a violência doméstica provoca impactos físicos, emocionais e financeiros nas vítimas, tornando necessária uma reparação efetiva e com caráter pedagógico.
Após a aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o projeto seguirá para análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Eleições 2026
CRISE INSTITUCIONAL
Ataques
Crime
Colunão do Feitosa
Eleições 2026
Homicídio
Sessão
Propostas
Decisão
Colunão do Feitosa
PLANEJAMENTO
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
ARTICULAÇÃO POLÍTICA
JULGAMENTO
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.