FMS alerta sobre sintomas da Tuberculose e realiza buscas de casos da doença

Pessoas com sintomas respiratórios há mais de três semanas, devem procurar uma UBS.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, desenvolve programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), relativa à Semana Nacional de Luta contra a Tuberculose.  As ações são pelo Dia Mundial da Tuberculose celebrado no dia 24. O objetivo é informar à população sobre a doença, realizar busca ativa de casos sintomáticos e iniciar o tratamento de pessoas que forem diagnosticadas.

 

Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina - Foto: Divulgação

A chefe do Núcleo de Doenças Negligenciadas da FMS, Dra. Juliana Raulino, explica que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e a transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio de tosse, fala ou espirro. “O sintoma mais frequente é a tosse (seca ou com catarro), geralmente essa tosse dura mais que três semanas e pode vir associada a febre, emagrecimento e suores noturnos”, explica.

A prevenção da tuberculose tem dois pilares: a vacina BCG, indicada para crianças de 0 a 5 anos, que previne formas graves; e o tratamento da infecção latente, recomendado para quem teve contato com casos de tuberculose, mas não apresenta sintomas da doença no momento. Esse tratamento impede que a bactéria se torne ativa, protegendo a saúde e ajudando a interromper a transmissão.

A diretora de  Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, alerta que pessoas com sintomas respiratórios há mais de três semanas, devem procurar uma UBS. “O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede da FMS. Essa doença tem cura e, após 15 dias de tratamento regular, o paciente não transmite a doença. Mas é essencial tratar por pelo menos 6 meses e realizar o acompanhamento mensal pela Equipe de Saúde da Família para garantir a cura”.