A partir da próxima segunda-feira (28) novos grupos prioritários deverão procurar os postos de vacinação para receber a dose contra a gripe na capital, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Estão incluídos nessa nova fase: puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, professores do ensino básico e superior, profissionais dos Correios, integrantes das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, portuários e pessoas em situação de rua.
A campanha de vacinação teve início em 7 de abril com foco inicial nos idosos (129.786 pessoas), gestantes (8.564) e crianças de 6 meses a menores de 6 anos (75.914). Até agora, 29.332 doses já foram aplicadas nesse público, que continua sendo atendido.
O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, além de um ponto extra montado no edifício garagem, estacionamento G3 do Teresina Shopping. No shopping, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.
Segundo a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, além das UBSs e do Teresina Shopping, a vacina também está sendo aplicada nas maternidades municipais, no Centro de Saúde Lineu Araújo, no posto médico-odontológico do CTT/UFPI, no Hospital da Polícia Militar e no Hospital Infantil Lucídio Portela. Nestes locais, a vacinação acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.