Diferença populacional entre menor e maior cidade do Brasil é de 12,3 milhões de habitantes

No Piauí, a diferença é de quase 870 mil habitantes.

Após 12 anos, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizará até dezembro próximo o Censo Demográfico 2022. De acordo com o Instituto, até o inicio deste mês de outubro, 104 milhões de brasileiros, metade da população, já foi contado.

Até que os números do Censo 2022 sejam confirmados e disponibilizados, o Lupa1 apresenta os números estimados pelo IBGE até o ano de 2021, que mostram uma diferença de mais de 12,3 milhões de habitantes entre o menor e o maior município do país. Confira:

Menor Cidade do Brasil

De acordo com o IBGE, localizado no Estado de Minas Gerais, com cerca de 771 habitantes,  e apenas 02 bairros, o Município de Serra da Saudade, tem a menor população do Brasil.

Emancipada em 1963 do município de Dores do Indaiá, Serra da Saudade possui uma única escola municipal, um posto de saúde, um parque de exposições de feiras e eventos, uma creche, uma academia, uma praça de esportes e um ginásio poliesportivo.

A Festa do Peão e a Festa de Nossa Senhora do Rosário são os principais eventos da cidade e da região.

Maior Cidade do Brasil

Fundada em 1554 por Padres Jesuítas, com forte influência nacional e significativa importância internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político, a cidade de São Paulo tem a maior população do Brasil.

A estimativa do IBGE é de que até o ano de 2021, a cidade possuía 12.396.372 habitantes, sendo 8.ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana possui cerca de 21 milhões de habitantes, representando a 10.ª maior aglomeração urbana do mundo.

Sob a perspectiva da economia, a metrópole possui o 23.º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro, 34% do PIB do estado de São Paulo, bem como 36% de toda a sua produção de bens e serviços, além de ser sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.

Menor Cidade do Piauí

No Piauí, estado formador por 224 municípios, o menor deles é o de Miguel Leão, que possui apenas 1.239 habitantes, segundo estimativa do IBGE no ano de 2021.

Desmembrado do município de Guadalupe, Miguel Leão recebeu o status de município em 05 de dezembro de 1962.

A criação do município está diretamente ligada à figura do comerciante Miguel de Arêa Leão nos anos de 1930 que instalou ali uma fazenda de gado e uma pequena indústria para fabricação de aguardente e rapadura, além de beneficiamento de madeira e algodão.

A atividade de Miguel Arêa Leão empregava cerca de 150 pessoas que foram atraídas pelo emprego e lá fixaram residência, iniciando assim um pequeno povoado que foi se desenvolvendo.

O município é um de centenas de outros que se enquadra na PEC do Pacto Federativo que tramita no Congresso Nacional que visa o fim de municípios com menos de 5 mil habitantes e não arrecada o suficiente para custear suas próprias despesas.

Maior Cidade do Piauí

Maior cidade do Piauí, Teresina tem uma população estimada de 871.126 habitantes até o ano de 2021.

Conurbada com a cidade maranhense de Timon, a capital piauiense é a principal cidade da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que aglomera cerca de 1.223.220 habitantes, sendo a segunda RIDE mais populosa de todo o Brasil, atrás apenas de Brasília.

Teresina é a 21ª maior cidade do Brasil e a 17ª maior capital de estado, sendo a 7ª capital mais populosa e a 7ª capital mais rica do Nordeste.

Teresina é ainda a 4ª capital mais desenvolvida do Brasil e a mais desenvolvida da região Nordeste, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.

 A cidade tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), figurando como a 8° colocada entre as capitais do Nordeste.