Rafael Fonteles decreta situação de emergência em sete municípios do Piauí

O decreto foi publicado após enxurradas ocasionadas pelas chuvas que atingem o estado.

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) decretou situação de emergência nos municípios de Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19), após enxurradas ocasionadas pelas chuvas que atingem o estado. 

 

Rafael Fonteles
Divulgação/Ascom

De acordo com o documento diversos municípios registraram um grande volume de chuvas nos meses de fevereiro até abril, que ultrapassam a média histórica de precipitações pluviométricas. O excesso de água produziu uma elevação nos rios, riachos e córregos localizados nas proximidades dos municípios citados no decreto. 

A situação de emergência dura por 180 dias e tem o intuito de mitigar os riscos e restaurar a normalidade, além das várias providências que foram adotadas pela força tarefa, tais como a retirada de famílias das áreas afetadas e apoio para acomodação em local seguro. A distribuição de ajuda humanitária, emissão de alertas e o monitoramento constante e sistemático da situação também são medidas impostas no documento emergencial. 

Confira o decreto na íntegra

Situação de emergência.pdf