O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que foi secretário de Fazenda do Estado, tem se destacado não apenas por sua trajetória acadêmica, mas também pela sua alta aprovação popular.
Com o título “O novato do PT que virou o governador mais bem avaliado do Brasil”, a revista Veja deu destaque ao piauiense que apareceu como o governador mais bem avaliado do país, segundo o Paraná Pesquisas.
Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (27/06), a gestão de Fonteles é aprovada por 70,7% dos eleitores da capital Teresina, o que o coloca ligeiramente à frente do governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), que era o líder anterior com 70,0% de aprovação, de acordo com pesquisa realizada em abril.
Vale ressaltar que a margem de erro das pesquisas varia entre 3,5% e 3,7%, o que coloca os dois governadores em empate técnico na primeira posição.
Segundo os dados divulgados, 23,3% dos eleitores de Teresina desaprovam a gestão de Rafael Fonteles, enquanto 6,0% não souberam ou não quiseram opinar.
Quando questionados sobre a avaliação do governo, 53,5% o consideram ótimo ou bom, 27,2% o consideram regular e 17,0% o classificam como ruim ou péssimo. Apenas 2,2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram avaliar.
Enquanto Rafael Fonteles lidera o ranking dos governadores mais bem avaliados, a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, enfrenta a menor taxa de aprovação do país, com apenas 36,0% de aprovação de sua administração.
Essa taxa coloca Fátima Bezerra abaixo do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que era considerado o gestor estadual com pior avaliação, com 43,2% de aprovação, segundo pesquisa realizada em março.
Foto: Reprodução/ Paraná Pesquisas