Com previsão inicial de inauguração para 2021, a obra da Ponte da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que conecta os bairros Água Mineral, na zona Norte de Teresina, e Ininga, na zona Leste, pode ser retomada no segundo semestre deste ano. Até o momento, cerca de 15% dos serviços foram concluídos.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte, a expectativa é de que os trabalhos sejam reiniciados em aproximadamente seis meses, com um investimento total de R$ 54 milhões.
O projeto da Ponte da UFPI foi lançado em 2019, com a contratação de uma primeira empresa para a execução da obra, mas enfrentou paralisações em duas ocasiões. A construção avançou apenas na fase de fundação, que inclui a parte submersa no rio, considerada a mais desafiadora. A primeira empresa, que estava próxima de concluir essa etapa, declarou falência e abandonou o projeto.
Em seguida, uma nova licitação foi realizada durante a gestão do prefeito Dr. Pessoa, mas a empresa contratada também abandonou a obra devido aos impactos da pandemia.