A professora Lourdes Melo, liderança política do Partido da Causa Operária (PCO), anunciou sua intenção de disputar novamente o governo do Piauí nas eleições de 2026. Em entrevista à imprensa, Lourdes Melo destacou que a candidatura não se trata apenas de uma ambição pessoal, mas de uma representação do partido e, principalmente, dos trabalhadores.
"Eu já participei de algumas eleições. Eu não represento a mim mesma, eu represento o Partido da Causa Operária, e em uma eleição nós não podemos de jeito nenhum ficar ausentes desses processos eleitorais", afirmou a professora.
Para ela, o período eleitoral é uma oportunidade crucial de estabelecer um diálogo direto com a população, especialmente com os trabalhadores, em um estado onde as desigualdades de recursos nas campanhas eleitorais são evidentes. Lourdes Melo também criticou a disparidade no financiamento das campanhas, mencionando as dificuldades enfrentadas pelos partidos menores, como o seu.
"Se no Piauí temos 224 municípios, não temos o recurso necessário para percorrer todos eles. O fundo partidário destinado a alguns partidos não é suficiente para cobrir essa vasta extensão", explicou.
A professora afirmou ainda que, apesar da limitação financeira, o PCO recorrerá à mídia, à internet e ao tradicional "corpo a corpo" para alcançar o maior número possível de eleitores. "Vamos usar nossos contatos, como já fazemos fora da eleição, para dialogar diretamente com as pessoas", garantiu Lourdes Melo.