Durante a sessão na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (25), o deputado estadual, Franzé Silva (PT), solicitou que fosse encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral um requerimento para que o órgão vede a realização e divulgação de pesquisas eleitorais que não obedeçam às normas técnicas de elaboração.
“Não dá para a gente ter na semana uma pesquisa em que o candidato majoritário aparece com 11% na frente e três dias depois aparece outra pesquisa em que o concorrente é que está na frente 20%. Isso é inadmissível, isso é indício de crime eleitoral antecipado”, argumentou o deputado.
O parlamentar afirmou que a Procuradoria deve ter um posicionamento firme para que pesquisas duvidosas não sejam divulgadas e para combater a desinformação que têm circulado nas redes sociais.
“Nós, enquanto políticos, precisamos ser firmes no combate a esses crimes, precisamos de uma democracia saudável. A democracia saudável passa por eleições limpas”, disseb Franzé.
O presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB), apontou que determinados institutos utilizam metodologias "problemáticas", porém, algumas empresas honestas tem resultados fiéis à realidade.