Cerca de nove projetos apresentados por deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), viraram lei no Estado em 2022.
As aprovações contemplam áreas da saúde, transporte e atendimento ao consumidor. Dentre os projetos, dois deles focam nas políticas de saúde pública.
Saúde
A campanha "Quem Ama Vacina", de iniciativa do deputado Flávio Nogueira Junior (PT), tem como objetivo estimular informações voltadas para estratégias de vacinação.
O segundo projeto destinado a saúde, cria a chamada "Política Estadual de Segurança à Saúde Mental e Psicológica dos Agentes de Segurança Pública. A lei destina serviços psicológicos e psiquiátricos para os servidores que atuam em todas as polícias do Estado. Ela é de autoria do Dr. Hélio (MDB).
Ciclismo
A lei de Incentivo, Proteção e Respeito aos Ciclistas também foi aprovada, onde é voltada para a formação de condutores e jovens nas escolas, ensinando sobre sinalização no trânsito e apoio ao turismo utilizando bicicletas. Ela é de autoria de Gessivaldo Isaías (Republicanos).
Call Centers
Também foi sancionada a lei de autoria de Flávio Nogueira Júnior, que obriga empresas de Call Centers ou serviços de atendimento ao cliente, para que disponibilizem mais opções de atendimentos para pessoas surdas.
Reconhecimentos
A Associação dos Moradores do Parque Piauí e a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Formosa, receberam reconhecimento de utilidade pública.
A estrada que liga o povoado de Barra Grande até à sede de Cajueiro da Praia, recebeu o nome de Gerson Mourão. A lei teve autoria de Themístocles Filho (MDB).
Outra homenagem foi quanto a Marieta Evaristo Cardoso, seu nome fará parte da entrada da cidade de São Miguel do Tapuio, onde a homenagem foi proposta por Ziza Carvalho (MDB).