Com Ciro na liderança, no Piauí a disputa é pela segunda vaga do Senado, aponta pesquisa

A pesquisa também revela um fato apontado pelo Lupa 1 sobre como a "heterogeneidade" da base governista favorece hegemonia eleitoral de Ciro Nogueira

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento realizado entre 24 e 28 de abril de 2025, com 1.280 entrevistas presenciais em 48 municípios do Piauí, indicando os principais nomes em disputa por uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026.

No primeiro cenário testado, o atual senador Ciro Nogueira (Progressistas) aparece na liderança com 55,5% das intenções de voto. Marcelo Castro (MDB), também senador, registra 45%. O deputado federal Júlio César (PSD) soma 37,9%, enquanto Daniel do Bolsonaro (Progressistas) figura com 17,5%. Do total de entrevistados, 5,1% afirmaram estar indecisos ou preferiram não opinar, e 8,5% declararam intenção de votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum dos nomes apresentados.

Quando considerados apenas os votos apontados como "primeira escolha", Ciro Nogueira obtém 34,7%, seguido por Marcelo Castro com 24,5%, Júlio César com 15,5% e Daniel com 11,7%. Esses dados sinalizam que, apesar da vantagem de Ciro, o cenário ainda apresenta espaço para movimentações entre os eleitores.

 

Pesquisa aponta liderança de Ciro NogueiraParané Pesquisas

Na segunda simulação, o nome do ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), foi incluído na lista de candidatos. Mesmo com a nova configuração, Ciro se mantém à frente, com 52,1% das intenções de voto. Marcelo Castro aparece com 41,8%, Júlio César com 33% e Joel, estreando na disputa, marca 30,9%. A taxa de eleitores que não responderam ou estão indecisos ficou em 5%, enquanto 8,8% indicaram rejeição a todos os candidatos, apontando voto em branco ou nulo.

No recorte da primeira opção de voto neste segundo cenário, Ciro lidera com 27,9%, seguido de Marcelo com 23,3%, Joel com 20,8% e Júlio com 14,2%. Esse quadro demonstra uma fragmentação maior entre os nomes, sinalizando que a entrada de Joel Rodrigues interfere diretamente na disputa pelos eleitores indecisos e nos percentuais dos demais concorrentes.

 

Pesquisa aponta liderança de Ciro NogueiraParaná Pesquisas

Além dos números

Além da preferência do eleitor, a pesquisa também revela um fato apontado pelo Lupa 1 em análise publicada recentemente sobre o quanto a “heterogeneidade” da base governista favorece o projeto de Ciro Nogueira.

 

Ciro Nogueira e Lécio Gustavo, prefeito de Alvorada do Gurguéia pelo MDB

Na análise de Mikeias di Mattos, publicada no último dia 24 de abril, “prefeitos e vereadores, atentos ao peso eleitoral de Ciro, já organizam articulações regionais com ele”, o que sugere uma movimentação que não apenas sinaliza apoio, mas indica um reposicionamento tático de lideranças locais, muitas das quais dividirão seus votos entre a base governista e Ciro Nogueira, este, invariavelmente, sendo o "voto certo" ao Senado.

 

Ciro Nogueia com Camila Barbosa, prefeita de Lagoa do Piauí pelo MDB, em recente agenda em Brasília

Ainda de acordo com a análise, o senador Ciro Nogueira conta com apoio declarado de muitos prefeitos de partidos como o próprio PT, MDB e PSD, que ainda trabalham para concretizar nomes na disputa pelo senado em 2026.