Cientista climática Claudia Sheinbaum é eleita primeira mulher presidente do México

Claudia aparece com vantagem de 74% dos votos apurados em comparação à oposição.

A ciêntista climática, Claudia Sheinbaum, de 61 anos, foi eleita a primeira mulher presidente do México. O último boletim do Instituto Nacional Eleitoral (INE), divulgado nesta segunda-feira (03), apontou Claudia com uma vantagem de 74% dos votos apurados em comparação à oposição

 

Presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Integrante da coligação centro-esquerda, Vamos Continuar a Fazer História, Claudia Sheinbaum disputava a presidência contra a ex-senadora de centro-direita, Xóchitl Galvez. Momentos após a apuração dos votos, a presidente reuniu apoiadores na Cidade do México e comemorou o feito.

Como já disse em outras ocasiões,não chego sozinha, todos nós chegamos. Com nossas heroínas que nos deram nossa pátria, com nossos ancestrais, nossas mães, nossas filhas e nossas netas”, disse Claudia Sheinbaum.

A ex-prefeita da Cidade do México se consagrou como a primeira mulher eleita para o Executivo em 200 anos de independência do México. Claudia destacou também que um dos focos de seu governo é construir um país plural, diverso e democrático.

Sabemos que a divergência faz parte da democracia e, embora a maioria das pessoas apoie nosso projeto, nosso dever é e sempre será cuidar de todos os mexicanos, sem distinção. Portanto, mesmo que muitos mexicanos não concordem totalmente com nosso projeto, caminharemos em paz e harmonia", acrescentou a presidente.