Cerca de 6.500 alunos foram às urnas nesta terça-feira (21) para escolher 30 representantes dos 81 candidatos registrados no projeto Parlamentar do Futuro proposto pelo deputado estadual Francisco Limma (PT).
O presidente Franzé Silva (PT) visitou urna de votação localizada Centro de Ensino em Tempo Integral João Henrique Sousa nesta manhã e falou ao Lupa1 sobre a importância do projeto.
“Essa é uma oportunidade de após fazer o debate dentro do ambiente escolar estarem dentro da Assembleia. Vão se portar como se fossem deputadas e deputados. Vão participar de comissões técnicas para pegar seus projetos e fazer com que eles sejam votados. Posteriormente a intenção do legislativo é tentar absorver as ideias dos alunos”, disse.
Uma das alunas-candidatas Luísa Maria Carvalho (Partido do Meio Ambiente), falou sobre o projeto elaborado no Colégio João Henrique Sousa que ele espera, caso seja eleita, que possa virar lei.
“É uma horta sustentável. Ela vai ser cuidada pelos próprios alunos e o que vier dela será consumido por eles. Ela vai ser feita com material orgânico feito vinda dos restos de alimento da cantina e a irrigação vai ser feita com água dos ar-condicionados”, explicou.
O diretor da Escola Legislativa da Alepi, José Osmar, detalhou que os trâmites que os alunos candidatos vão passar é idêntico ao organizado pela Justiça Eleitoral.
“É tudo igual, desde a filiação partidária à realização das convenções, registro das candidaturas, debates e campanha eleitoral até hoje o dia da eleição. Em seguida eles serão diplomados, empossados até exercerem atividades parlamentares”, detalhou.