A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes, cumpriu na tarde desta segunda-feira (19) um mandado de prisão preventiva contra o vereador Jacinto Costa Moraes (MDB). Ele é suspeito de estupro de vulnerável contra duas adolescentes.
A informação foi confirmada à TV Lupa1 pelo delegado Herbster Santos, responsável pelas investigações. Segundo ele, o vereador é acusado de abusar sexualmente de duas irmãs, que tinham 12 e 13 anos de idade na época dos crimes.
Inquérito foi reaberto após novas provas surgirem
As investigações iniciais enfrentaram dificuldades. De acordo com o delegado, as vítimas negaram os abusos em um primeiro momento, por estarem sob coação psicológica exercida pelo acusado. No entanto, exames periciais realizados na época confirmaram os abusos sexuais.
Com a negativa inicial das vítimas, o inquérito foi arquivado. Porém, no decorrer de outras apurações, novas provas e testemunhos foram colhidos, permitindo que a Polícia Civil solicitasse o desarquivamento do inquérito.
Com base nessas novas evidências, a autoridade policial representou pela prisão preventiva de Jacinto Costa Moraes, pedido que foi acatado pela Vara Única de Buriti dos Lopes. O vereador foi localizado e preso na cidade de Parnaíba.
Afastamento do cargo
O juiz de direito da Vara Única da Comarca de Buriti dos Lopes, Arilton Rosal Falcão Júnior, decretou o afastamento cautelar do cargo de vereador, uma vez que existem evidências de que o investigado vem tentando influenciar a narrativa das vítimas e tem usado da função pública para constranger ou desqualificar depoimentos.