Leonardo Oliveira da Costa, conhecido como “Léo Gordinho”, é apontado pelas forças de segurança como uma das lideranças da facção criminosa B40. Ele estava preso desde setembro de 2024 e passou a ser considerado foragido nesta sexta-feira (9), após romper a tornozeleira eletrônica durante o período de saída temporária.
Léo Gordinho cumpre pena de 17 anos na Unidade Prisional de Ressocialização de Segurança Máxima (UPMAX), em São Luís, no Maranhão. Segundo as informações divulgadas, ele tinha autorização para saídas temporárias entre 7 e 13 de outubro e entre 23 e 29 de dezembro de 2026.
Histórico de investigações e prisões
Em 2017, Léo Gordinho foi preso sob suspeita de envolvimento no sequestro de uma tesoureira do Banco do Brasil, em Teresina. Na ocasião, os dois filhos da funcionária e o namorado dela também foram mantidos reféns.
Em 2019, ele voltou a ser investigado por suspeita de participação em incêndios a ônibus na capital piauiense.
Já em 2023, foi preso novamente, dessa vez sob suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e roubos a instituições financeiras.
Em setembro de 2024, ele foi capturado no Ceará durante uma operação conjunta das forças de segurança do Piauí e do estado cearense.
Buscas pelo foragido
Na manhã desta sexta-feira (9), após o rompimento da tornozeleira eletrônica, as forças de segurança iniciaram buscas para localizar Leonardo Oliveira da Costa.
Até o momento, ele é considerado foragido. As informações sobre sua localização e eventual recaptura dependem de atualização das autoridades.