Nesta quinta-feira (16), foi deflagrada a "Operação Draco 176", por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, e prisões, relacionadas a um grupo criminoso composto por um núcleo familiar.
Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, em um dos endereços alvo da operação, já haviam sido presos dois filhos, e uma filha da responsável pelo grupo. Ao retornar na residência da família, a polícia conseguiu apreender uma grande quantidade de entorpecentes, em um esconderijo dentro de um quarto.
"A casa hoje, e esse núcleo, é coordenado pela matriarca, a avó de dois adolescentes que também estão sendo conduzidos pelo DRACO, inclusive um deles tem o vulgo de menino rei.", explicou o delegado.
Pichação
A pichação do menor de idade, apelidado de "Menino Rei", estava presente por todo o quarto do jovem, na cama, porta, e em diversos muros de residências do bairro.
A matriarca do crime, possui mais de 60 anos, e além dela, o filho maior de idade, e dois netos estão sendo conduzidos, todos envolvidos com uma facção criminosa, e com tráfico de entorpecentes. Uma outra filha da mulher permanece presa desde a operação Draco 47, deflagrada em julho de 2023.
Operação
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou no início da manhã desta quinta-feira (16) a "Operação Draco 176". A ação foi realizada nos bairros Três Andares, Vila da Paz, Vila Costa Rica, Vila Jerusalém e Parque Rodoviário, todos localizados na zona sul de Teresina.
De acordo com informações da Polícia Civil, a operação é um desdobramento da ação Draco 47, deflagrada no dia 4 de julho de 2023, e tem como objetivo principal reduzir os índices criminais, desarticulando a estrutura de atuação de uma facção criminosa na capital.
No decorrer da operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), BEPI/PM-PI, BOPE/PM-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Deccoterc, 8ª Delegacia Seccional – Divisão 2, 3ª Delegacia Seccional – Divisão 1, e Guarda Municipal de Teresina.