A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Abutres em Inhuma, no Piauí. A ação visa desarticular esquema criminoso especializado na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de saques e realizações de empréstimos consignados em benefícios previdenciários de pessoas falecidas.
A investigação da PF teve início a partir de denúncias sobre realização de saques e empréstimos em benefício previdenciário de pessoas já falecidas. A Polícia Federal identificou cinco beneficiários atrelados ao esquema, dos quais já se confirmou a morte de um deles.
Durante as diligências, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina. Conforme a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.
A Operação Abutres foi deflagrada em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP). O nome da ação faz referência ao modus operandi do esquema criminoso.