A Polícia Militar do Piauí realizou na manhã desta terça-feira (27), uma ação de desocupação de terreno dentro da Universidade Federal do Piauí, próximo à Avenida Professor Arimateia Santos, na zona Leste de Teresina.
Desde o começo deste ano, algumas famílias têm ocupado o terreno de forma irregular. No terreno, os ocupantes desmataram a área e construíram pequenas barracas para moradia e demarcação de terreno.
O tenente-coronel Jamson enfatizou que a ação está sendo realizada da maneira mais digna e humana possível.
"Estamos tentando fazer aqui a mediação do conflito para que todos os ocupantes consigam retirar os seus materiais, como telha, fiação e objetos pessoais, para que a ordem judicial seja cumprida de uma forma mais digna e humana possível", disse o coronel.
Um dos representantes da ocupação, Cleber César, enfatizou que a área é desocupada há mais de 30 anos e começou a ser limpa pelos populares recentemente.
"Eu acho que é muito desonesto com as pessoas que estão aí dentro. A Polícia Federal já veio e demarcou a área dela, o pessoal da Agespisa demarcou deles e nós ficamos bem no meio. [...] Passamos esse período todinho aí dentro, quem passava aqui está com mais de 30 anos, que é só o mato, só o mato. E agora aqui estão vendo limpinho, estão vendo que não é lagoa, aí apareceu o proprietário", disse o representante.
Segundo a polícia, a área onde os populares estavam ocupando é localizada em um ponto que passa por obras frequentes, motivo pelo qual a ordem judicial foi emitida.
A ação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, Cavalaria, Corpo de Bombeiros e oficiais de Justiça.