Na manhã desta quarta-feira (19), representantes da segurança pública federal e estadual oficializaram o convênio para implementação das câmeras corporais nas forças de segurança do Piauí. A solenidade foi realizada por volta das 8h30 na sede do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí (QCG-PMPI).
A iniciativa tem como objetivo aprimorar as práticas de segurança e a transparência nas ações das forças policiais do estado. As câmeras serão instaladas nos coletes dos agentes de segurança gradativamente e irão monitorar a atuação dos profissionais durante todo o plantão.
A tecnologia permitirá maior controle e monitoramento das ações, contribuindo para a proteção dos profissionais e da sociedade. As imagens serão armazenadas em um “supercomputador” da secretaria de segurança do estado e caso necessário poderão passar por auditoria.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, detalhou como funcionará o sistema.
“Nós vamos ter uma central de carregamento, elas têm uma bateria que dura suficientemente o turno do policial, essas imagens, elas são resgatadas e colocadas na nossa central, nós temos um supercomputador, que é um data SSP, que vai ser lançado aqui também pelo secretário, essas imagens são catalogadas, armazenadas, e ficam para depois auditoria, para acompanhamento e perícia, e a cada turno elas são carregadas na nossa central e são afixadas no peito do policial no momento do serviço até o seu final, então teremos unidades pilotas para isso, estamos capacitando os nossos oficiais, que vão depois fazer essa integração de conhecimento para demais membros da tropa, então tudo será respondido para todas as unidades no futuro”, informou.