Participantes denunciam irregularidade no concurso da Polícia Penal do Piauí

Na manhã desta quinta-feira (10), a TV Lupa1 recebeu uma denúncia contra a banca.

Na manhã desta quinta-feira (10), a TV Lupa1 recebeu uma denúncia contra o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) Universidade Estadual do Piauí, responsável por promover o concurso da Polícia Penal do Piauí 2024. Os participantes alegam irregularidades na etapa da avaliação psicológica e uma contradição no edital divulgado pela banca no dia 01 de março desse ano, em comparação aos editais passados.

Em conversa com a TV Lupa1, um dos participantes explicou que foram usados os testes Neo PI-R, que busca descrever as dimensões básicas da personalidade humana, e o teste IFP-II tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos. Porém, após a análise feita, a maioria dos candidatos reprovou em uma subcaracterística, ou seja, uma faceta chamada senso de dever que faz parte de uma característica maior chamada conscienciosidade. 

 

Início do edital se contradiz com o final, diz participante - Foto: Reprodução

 

Final do edital se contradiz com o início, diz participante - Foto: Reprodução

Índice alto de reprovação

Os participantes explicaram que o concurso aplicado para a Polícia Penal do Piauí obteve índice de reprovação muito alto e 33% 33% dos candidatos foram reprovados, e desses, 90% no mesmo critério. O mesmo índice se repetiu no certame para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, também aplicado pela Nucepe, no mesmo período.

"Na polícia penal são 200 vagas imediatas mais 200 cadastros de reserva. Eles reprovaram tantos candidatos que ficaram menos que a quantidade de vagas reservadas", explicou o participante.

Uso de Planilhas Desatualizadas 

À TV Lupa1, os participantes explicaram que não existe critérios definidos para a reprovação. "Há suspeitas de que os psicólogos da banca estejam corrigindo o gabarito com base numa planilha desatualizada, porque lá esses testes são feitos por uma editora que vende os testes para os psicólogos. Eles foram contra orientação do manual do teste e contra a própria resolução do Conselho Federal de Psicologia, que é a resolução de número 2 de 2016", informou.

Nessa planilha existem diversas métricas avaliativas com base no ano de desenvolvimento da planilha e o gênero do participante, por exemplo, 2010 homem e mulher e 2023 homem e mulher. O participante detalhou que ao colocar o gabarito em 2010, o concorrente é aprovado, já quando é colocado o gabarito em 2023 é reprovado. 

Dificuldade para fazer recursos

Os participantes relataram que existe uma dificuldade para entrar em contato com os psicólogos da banca para buscar respostas sobre os critérios e as planilhas usadas na  avaliação psicológica. "Você só pode fazer um recurso nessa etapa se você contratar uma psicóloga e aqui estão cobrando mil reais e muitas pessoas não possuem esse valor. Se você não tiver uma psicóloga, você só tem direito a uma recontagem de pontos”, finalizou o participante.

Segundo o informado à TV Lupa1, o Ministério Público do Piauí foi informado da situação.

Outro Lado

A TV Lupa1 não conseguiu entrar em contato com  o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) Universidade Estadual do Piauí e fica à disposição para um posicionamento.

O que é Teste Neo PI-R?

O teste Neo PI-R, também conhecido como Modelo dos Cinco Grandes Fatores, busca descrever as dimensões básicas da personalidade humana: Extroversão, Neuroticismo, Abertura à Experiência, Conscienciosidade e Amabilidade.

O que é o Teste IFP-II? 

O teste IFP-II tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança.

Confira Edital Completo

Edital Completo.pdf