O delegado Charles Pessoas, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas (DRACO), detalhou as prisões feitas no decorrer da Operação Draco 211: Operação Retomada, deflagrada na manhã desta terça-feira (05) no bairro Torquato Neto, localizado na zona Sul de Teresina.
A operação teve como objetivo prender membros de facções criminosas que estavam invadidos apartamento no bairro Torquato Neto. Segundo o delegado, os criminosos faziam churrasco nos locais para comemorar as atividades realizadas.
"Esses mesmos criminosos fizeram um churrasco lá na região em comemoração a algumas atividades praticadas por eles mesmos e hoje nós estamos aqui, demonstrando que quem está comemorando é a segurança pública e a sociedade piauiense. [...] Outro motivo foi vários relatos que a gente recebeu de criminosos que expulsaram e invadiram alguns apartamentos ali na região do Torquato Neto. Então, identificamos alguns desses imóveis e vários criminosos que estavam vinculados a essa célula do Bonde dos 40 e com essas práticas deletivas.", relatou o delegado da DRACO.
Os apartamentos roubados e invadidos serão devidamente restituídos e devolvidos aos respectivos proprietários do bairro.
"Nós estamos com várias equipes fazendo o cadastro das pessoas onde nós fizemos as visitas, tanto de busca e apreensão, como uma visita também cordial, conversando com a população e tentando identificar os reais proprietários desses imóveis para que a gente adote uma providência na sequência. ", disse o delegado.
O delegado também informou que um dos motivos da realização da operação foi uma situação que aconteceu com um policial residente do bairro. O policial foi ameaçado pelos membros da facção criminosa e teve sua casa alvejada por disparos de arma de fogo.
A ação faz parte do Pacto pela Ordem e cumpriu diversos mandados de busca e apreensão e ordens de prisão.
"Nós cumprimos mais de 140 medidas cautelares de busca e apreensão e prisões. Dezoito criminosos membros dessa célula foram presos, armas foram apreendidas, coletamos muitas informações a respeito da atuação desse grupo e hoje nós estamos demonstrando realmente a importância do Pacto pela Ordem. Essa não é uma operação isolada, ela faz parte de um projeto muito maior." concluiu Charles Pessoa.