A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) registrou uma queda significativa nas ocorrências criminais no Centro de Teresina, foi o que revelou o delegado Sérgio Alencar, titular do 1º DP, em entrevista à TV Lupa1 nesta quarta-feira (07).
Os “lanceiros” são um grupo de pessoas que agiam de forma organizada para subtrair pertences de pessoas que circulam diariamente no Centro comercial da Capital, principalmente, nos locais próximos a pontos de ônibus. Com o avanço dessa prática criminosa, os policiais passaram a fazer abordagens preventivas em várias regiões do Centro, coibindo assim essa prática.
"Esse sempre foi um grande problema com relação à segurança pública aqui no Centro de Teresina, porém, desde a minha chegada aqui em 2019, nós realizamos um trabalho e podemos dizer que não existem mais lanceiros! Ainda existem os furtos, porém essa modalidade de lanceiros não! A maioria está presa, outra foragida e o Centro monitorado", disse o delegado.
Segundo o delegado, a divulgação das imagens dos lanceiros ajudou a coibir as ações criminosas do grupo.
“Nos antecipamos, identificamos essas pessoas, investigamos, representamos pela prisão preventiva, e a Justiça deferiu os pedidos. Resolvemos divulgar uma lista com fotos e nomes desses indivíduos. Foi um trabalho preventivo, e, com certeza, essas pessoas não atuarão aqui”, afirmou o delegado.