O detento Francisco Rafael da Costa Veras, de 24 anos, foi encontrado morto neste domingo (31), na penitenciária Professor José de Ribamar, a antiga Casa de Custódia, na Zona Sul de Teresina.
Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí, o detento foi encontrado por agentes já sem vida ma madrugada de domingo, por volta de 1h. A Secretaria de Justiça informou que abrirá um procedimento administrativo para investigar o caso.
O detento morto dividia cela de triagem com outros dez presos. Segundo investigações iniciais, ele foi encontrado morto por asfixia.
A polícia ainda não sabe como aconteceu a morte. A Perícia Criminal foi acionada e a Polícia Civil vai investigar o caso. O Instituto Medico Legal (IML) fez a remoção do corpo.
Segundo o Sindicato dos Policiais, Francisco respondia a processos por roubo majorado, porte ilegal de arma de fogo, e havia sido condenado a 19 anos de prisão por estupro de vulnerável em 2019.
A Secretaria de Justiça emitiu uma nota sobre o ocorrido:
A Diretoria de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí informa que na madruga deste domingo (31), um detento de nome com iniciais F.R.D.C.V foi encontrado morto, por enforcamento, dentro de uma das celas da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina. As equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Perícia Criminal foram acionadas para a remoção do corpo e investigação que será feita pela Polícia Judiciária A Secretaria de Justiça abrirá um procedimento administrativo para a investigação também do ocorrido.