A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Piauí, através da Associação de Proteção Animal Lar do Nando, resgatou nesta quarta-feira (21) sete cachorros que estariam sofrendo zoofilia e maus-tratos em uma residência localizada no bairro São João, zona Leste de Teresina.
De acordo com a Comissão da OAB-PI, os animais estariam sofrendo crimes há mais de 1 ano. O caso chegou inclusive a ser denunciado na Delegacia Especializada em julho de 2023, mas não foram tomadas providências.
Vizinhos então entraram em contato com a CPDA/OAB, depois de ouvirem gritos de um dos animais e suspeitarem que estava ocorrendo novo ato de zoofilia.
De acordo com a presidente da comissão, advogada Dárcia Alencar, o cenário ideal é que a polícia prenda os animais nessas situações e faça contato com protetores para que os animais fiquem sob sua confiança. No entanto, as situações de maus tratos têm continuado, o que gera a sensação de impunidade aos agressores.
Após as denúncias, a comissão procurou o Lar do Nando, que foi até o local e resgatou os animais. Inicialmente eles foram levados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para realizarem perícia e depois encaminhados para o abrigo.
“É lamentável que a Comissão tenha precisado recorrer a um protetor, que já está cheio de animais em seu abrigo. O ideal seria que a Delegacia Especializada tivesse adotado providências para retirada dos animais dessa situação, que já estão há muito tempo sendo violentados”, disse a advogada Dárcia Alencar, presidente da CPDA.