Thiago Mayson da Silva Barbosa, assassino da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, foi ordenado a enfrentar um julgamento pelo Júri Popular, conforme estabelecido pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina. As acusações contra ele incluem homicídio duplamente qualificado, estupro, fraude processual e vilipêndio de cadáver contra a jovem.
O veredito de pronúncia foi proferido no dia 24 de maio e, juntamente com isso, o magistrado decidiu manter a prisão preventiva do réu. Essa medida foi tomada devido o art. 312, do Código de Processo Penal, que garente a ordem pública.
Denúncia
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) apresentou uma denúncia à justiça contra Thiago Mayson, de 28 anos, acusado de ter assassinado a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, 22 anos, após uma calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no dia 28 de janeiro.
De acordo com o inquérito, a jovem teve o pescoço quebrado após sofrer a violência sexual. Thiago Mayson deve responder por homicídio duplamente qualificado, por meio cruel e feminicídio.
Traços de piscopatia
Ao Lupa1, o promotor Benigno Filho, da 13º promotoria, destacou que o acusado do crime Thiago Mayson possui 'distúrbios psicossociais'.
"O modo operante do crime foi fora do normal, pois não se mantem uma relação sexual fora dos padrões. Ele é psicopata ou tem uma deficiência intelectual", disse.
À epoca, o promotor havia afirmado que Thiago ia ser julgado por homicídio acompanhado por agravantes e qualificadoras, modo cruel e feminicídio. "Ele brincou com essa garota, temos que dar a pena máxima, pois ele atentou contra o maior bem do ser humano, que é a vida", explicou.
“Eu pensei que ela iria me enterrar, mas eu enterrei a minha filha”
Maria do Socorro, mãe de Janaína, relatou ao Lupa1 que achava que a filha iria lhe enterrar, mas os papéis se inverteram e acabou acontecendo o contrário. De acordo com ela, jamais imaginaria que um dia fosse perder uma filha tão jovem. Com lágrimas no olhar, ela pede por justiça.
"Arrancou um pedaço de mim. É uma dor muito grande. Esse caboclo [Thiago Mayson] estragou uma família. Minha família está destruída. Nós não temos mais vida, não temos mais Janaína. Janaína não vai mais voltar, ela está ao lado do senhor. Eu quero justiça”.
Veja também
Quatro meses após crime, mãe de Janaína Bezerra desabafa: “Não temos mais vida”
Caso Janaína Bezerra: promotor diz que assassino tem traços de psicopata
Acusado de matar Janaína Bezerra é indiciado por homicídio duplamente qualificado
Laudo do IML diz que Janaína Bezerra teve pescoço quebrado após estupro
Veja detalhes do depoimento do acusado de estuprar e matar Janaína Bezerra
Caso Janaína Bezerra: vítima foi estuprada depois de morta, aponta inquérito