Especial 170 anos: Teresina é inspiração para designer de moda piauiense

Jovem artista tem tradição teresinense como influência para a criação de peças exclusivas.

Teresina é uma cidade com pouco mais de oitocentos e setenta mil habitantes. Além de capital que transforma a vida das centenas de pessoas, a cidade também é um cenário de inspiração para a designer de moda Gleici Silva, dona da marca Rudia.

O conceito “Rudia” 

A marca nasceu em 2017 como resultado de algumas disciplinas do curso de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI) quando Gleici ainda era aluna.  

Inicialmente a confecção foi chamada de "Apareceu a Margarida" e tinha como produto principal bolsas artesanais bordadas e pintadas a mão, através de um trabalho pautado no slow design, em que a cultura regional era fonte de inspiração e criação das peças.  

Meses depois a marca passou por algumas reformulações, passando principalmente pela mudança do nome que passou a se chamar "Rudia"

"O objetivo era ter um nome que estivesse em uma maior consonância com a identidade que buscamos transmitir em nossos produtos. Para além dessa mudança, peças de vestuário passaram a fazer parte do nosso catálogo", diz Gleici.


A Rudia é uma marca piauiense, feita à mão, pertencente e inspirada pela cultura teresinense/piauiense que viu através do bordado e pintura uma forma de expressar a paixão e o orgulho de pertencer a essa terra. 

Homenagem  

A cultura piauiense e nordestina são as principais inspirações para a elaboração das peças. O sertão, as cantigas populares, lendas, manifestações culturais, são algumas das vertentes que se materializam através do trabalho que a Rudia desenvolve. 

“Somos filhos e filhas de uma terra repleta de riquezas culturais, manifestações populares, diversidade de materiais e principalmente de pessoas que dão significados à vida na cidade e ao estado” comenta a estilista.  

Conheça a estética e o design regional  

A idealizadora da Rudia conta que utiliza o trabalho manual do bordado e da pintura como o diferencial das peças.  

Além disso, todos os tecidos utilizados são de origem natural, como linho e algodão, que proporcionam conforto a quem usa.  

“Atualmente produzo peças de roupas femininas, principalmente vestidos”, explica Gleici.  

A designer também não descarta a possibilidade de desenvolver um trabalho mais específico voltado para Teresina.   

“Já pensei nisso. Algo que envolva pontos turísticos, como o Polo Cerâmico do Poty Velho e Mercado Central. Lendas da cidade também, como a lenda da Num-se-pode”, finaliza.  

Será que vem novidade por aí?