Corpo de Bombeiros do Piauí divulga balanço da Operação Carnaval 2025

Ações iniciaram em 28 de fevereiro e se estenderam até 4 de março, abrangendo a totalidade das cidades que solicitaram apoio.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) desempenhou um papel essencial na segurança dos foliões durante o Carnaval 2025, atuando em diversos municípios do estado com o objetivo de garantir a integridade física da população e a tranquilidade das festividades. A corporação, por meio de um trabalho estratégico e coordenado, foi presente em cidades de grande concentração de público, proporcionando o suporte necessário durante a folia.

 

Corpo de Bombeiros - Foto:Reprodução

De acordo com o comandante operacional do CBMEPI, coronel Egídio Leite, as ações preventivas e de resgate foram realizadas de forma eficiente, com o devido equilíbrio entre a experiência dos oficiais mais antigos e a agilidade dos soldados mais jovens. Ele destacou que as equipes estavam bem preparadas e comprometidas, o que resultou em um Carnaval seguro para todos os envolvidos.

“Ao longo do período carnavalesco, conseguimos combinar a expertise dos oficiais com a disposição e determinação dos nossos praças, o que nos permitiu atender as demandas de segurança nos municípios com maior concentração de público”, ressaltou o coronel.

As ações iniciaram em 28 de fevereiro e se estenderam até 4 de março, abrangendo a totalidade das cidades que solicitaram apoio. Durante esse período, foram realizados 33 atendimentos, incluindo 29 atendimentos pré-hospitalares, 2 de busca e salvamento, 1 resgate e 1 apoio a outras instituições. As cidades que receberam reforço das equipes de Bombeiros foram: Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras, Água Branca, Barras e Bocaina.

Em Teresina, a capital do estado, também houve a presença de equipes, que realizaram ações preventivas durante as festividades nos bairros da cidade. Além das ações de Carnaval, a corporação seguiu com os atendimentos de rotina realizados por meio da central de emergência 193, garantindo a segurança da população em todas as situações.

O capitão Lucas Xavier, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Floriano, destacou que, mesmo com o grande número de foliões e atividades realizadas, o município teve um Carnaval tranquilo. “Apesar de nossa cidade ter registrado um dos maiores públicos do estado, com atividades variadas como trios elétricos, paredões de som e arrastões de blocos, não houve nenhum acidente grave ou óbito, apenas dois casos de ferimentos leves. O balanço é extremamente positivo”, afirmou o capitão.