A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na terça-feira (21) o Projeto de Lei 217/24, que garante um aumento salarial para o Governador e seus secretários, de pelo menos R$ 14 mil.
A lei, aprovada em regime de urgência, aumentaria de 16 mil para 33 mil o salário do Governador Carlos Brandão (PSB), e aumentaria também o salário do vice-governador, Felipe Camarão (PT), e dos secretários-adjuntos da administração pública.
Em resposta à situação, o deputado estadual Othelino Neto publicou um vídeo em seu Instagram repudiando a ação.
“Ora, como é que é possível aprovar um aumento desse em um momento em que o Estado não consegue pagar os seus fornecedores, os seus prestadores de serviço? Você que está aí esperando há dois anos, dois anos e meio por uma vaga para fazer uma cirurgia no hospital, você que não consegue trafegar pelas rodovias do Maranhão, você acha isso correto?”, declarou o deputado.
Em nota, o Governo do Maranhão afirmou que a proposta ainda não foi sancionada e justificou o aumento: "Atualmente, o chefe do executivo estadual recebe a menor remuneração entre os governadores dos estados da federação. Desde 2014, o valor fixado pela lei estadual 10184 e nas leis posteriores é de R$ 15.915,40", afirmou a gestão.