Veja como renovar a matrícula na rede estadual do Piauí para 2025

Processo é 100% digital e foi desenvolvido para garantir praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis.

A renovação das matrículas para os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí para o ano letivo de 2025 começa nesta segunda-feira (25) e vai até o dia 6 de dezembro de 2024. O processo será realizado de forma totalmente digital, com o objetivo de garantir mais praticidade e acessibilidade para os alunos e seus responsáveis. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Educação, Washington Bandeira, na última sexta-feira (22). 

Estudantes da rede estadual - Foto:Reprodução

A renovação de matrícula poderá ser feita pelo site da Secretaria de Educação (seduc.pi.gov.br/matricula) ou pelo portal Gov.Pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br). Para quem prefere utilizar um celular, o serviço também está disponível por meio do aplicativo Gov.Pi Cidadão, que pode ser baixado nas versões para Android e iOS.

Os alunos que enfrentarem dificuldades de acesso à internet poderão realizar o processo presencialmente nas escolas da rede estadual, onde técnicos da Unidade de Transformação Digital (UTD) da Seduc estarão disponíveis para oferecer suporte. Para garantir que todos tenham acesso às informações necessárias, a Seduc realizou treinamentos nas escolas e por meio do Canal Educação.

Além da renovação de matrícula, o processo de remanejamento e transferência de alunos ocorrerá entre os dias 2 e 6 de dezembro. Já as matrículas para novos estudantes estarão abertas de 9 a 30 de dezembro de 2024.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da ampliação das oportunidades educacionais para os estudantes da rede estadual. "Com a universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas de ensino médio e a oferta de novos cursos técnicos em diversas áreas, estamos proporcionando mais possibilidades de crescimento aos nossos alunos. Convidamos todos que ainda não fazem parte da nossa rede a aproveitarem essa oportunidade única", afirmou o secretário.

Como Renovar a Matrícula

Para renovar a matrícula de forma simples e eficiente, siga o passo a passo abaixo pelo portal Gov.Pi Cidadão:

Acesse o Gov.Pi Cidadão: Abra o navegador do seu computador ou smartphone e acesse o site do Gov.Pi Cidadão ou baixe o aplicativo “Gov.Pi Cidadão” disponível para iOS e Android.

Clique em "Acesso Cidadão": Na página inicial, selecione a opção "Acesso Cidadão" para iniciar o processo.

Entre com sua conta Gov.BR: Clique em "Entrar com o Gov.BR" e faça login utilizando suas credenciais da plataforma Gov.BR.

Volte para o site ou aplicativo Gov.Pi: Após o login, retorne à página principal do Gov.Pi e pesquise pela palavra-chave “Matrícula”.

Acesse o serviço digital: Clique na opção "Acessar Serviço Digital" e siga as instruções apresentadas na tela para concluir a renovação da matrícula.