Setut diz que R$ 11 é o valor ideal para passagem de ônibus em Teresina

Na mesma nota, a empresa também informou que há um deficit mensal persistente de aproximadamente R$ 4 milhões.

Em uma nota emitida na manhã desta quinta-feira (15), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) afirmou que o valor ideal da passagem de ônibus seria de R$ 11,00. 

 

Ônibus do transporte público de Teresina - Foto: Divulgação

Na mesma nota, a empresa também informou que há um deficit mensal persistente de aproximadamente R$ 4 milhões.

A empresa também enfatizou na nota que, mesmo com a greve encerrada nesta quarta-feira (14), existem outros problemas financeiros que impedem uma boa operação do sistema.

Leia a nota emitida pelo Setut

"O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que, na data de hoje, foi celebrado acordo, mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho, com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (SINTETRO-PI), pondo fim à greve iniciada no dia 9 de maio de 2025.

Pelo acordo firmado, os trabalhadores receberão:

- Reajuste salarial de 6%, quando insistiam com as empresas em 15%;

- Elevação do auxílio-alimentação de R$ 500,00 para R$ 650,00 (aumento de 30%), quando insistiam com as empresas para R$ 900,00;

- Elevação do auxílio saúde de R$ 107,00 para R$ 125,00 (aumento de 16,87%), quando insistiam com as empresas para R$ 170,00;

O município de Teresina, por sua vez, assegurou a manutenção do subsídio atual destinado a manter o transporte público em condições de operar.

O SETUT reconhece o empenho de todas as partes para a construção de um entendimento que permitisse a retomada da normalidade dos serviços. No entanto, é preciso destacar que a solução para a greve não resolve os profundos desequilíbrios financeiros e operacionais que ameaçam a sustentabilidade do sistema.

Atualmente, o sistema opera com:

- Frota de 270 ônibus (queda de 30%) frente aos 400 veículos que circulavam antes da pandemia;

- Queda de 60% na demanda de passageiros em comparação com 2019;

- Tarifa pública congelada em R$ 4,00 desde 2019, enquanto a tarifa técnica atual e necessária supera R$ 11,00;

- Déficit mensal persistente de aproximadamente R$ 4 milhões, mesmo com a manutenção do subsídio;

- Gratuidades que representam 40% das passagens diárias, sem que ocorra a devida participação financeira dos entes estaduais e federais.

O SETUT reitera que a superação da crise exige muito além de soluções emergenciais.

É necessária uma ampla revisão do modelo de financiamento, a reformulação das políticas de gratuidades e a implementação de uma nova estrutura operacional para o transporte público de Teresina.

Sem essas medidas estruturais, novas crises serão inevitáveis, penalizando mais uma vez os trabalhadores, os clientes/usuários, as operadoras e a própria cidade."