O governador Rafael Fonteles encerra 2024 com a entrega de obras para o Piauí. Nesta sexta-feira (27), foi inaugurada a revitalização da Lagoa do Portinho, um dos principais pontos turísticos do litoral piauiense.
O projeto, que contou com um investimento de R$ 6,7 milhões, conforme a gestão, foi executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A intervenção envolveu a revitalização completa da área ao redor da lagoa, incluindo pavimentação em blocos intertravados, construção de um píer, pergolados, academia popular, playground e o Centro de Educação Ambiental do Litoral. Também foram construídas salas para artesanato e administração.
Durante a inauguração, o governador destacou a importância da obra para o turismo e a economia local. “A Lagoa do Portinho é um patrimônio natural dos piauienses, brasileiros e do mundo inteiro. Com essa obra, esperamos atrair novos investimentos privados, valorizando ainda mais esse local”, afirmou.
Rafael Fonteles também enfatizou a permanência dos permissionários que já atuavam na região, especialmente no setor de gastronomia. “Estamos garantindo que todos aqueles que já exerciam suas atividades aqui possam continuar, agora em um espaço mais qualificado e estruturado”, explicou.
A nova estrutura inclui ainda três quiosques, que serão utilizados pela Semarh, pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Ambiental, ampliando a segurança e a gestão do espaço.
O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, destacou o impacto positivo para o turismo e a economia local. “Essa nova estrutura não só melhora a experiência para os turistas, como também promove a geração de emprego e renda, sempre com foco na preservação ambiental”, pontuou.