Rafael Fonteles articula em Lisboa expansão internacional do Piauí Saúde Digital

Iniciativa visa fortalecer a cooperação entre países de língua portuguesa e transformar o estado em referência internacional na área de saúde digital.

Durante missão oficial à Europa, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), se reuniu em Lisboa com o embaixador Juliano Féres, representante do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para discutir os próximos passos da cooperação internacional em torno do Programa Piauí Saúde Digital. A reunião contou com a participação da equipe da Investe Piauí, que integra a comitiva oficial do governo estadual.

 

Governador durante agenda - Foto: Governo do Piauí

A agenda foi coordenada pelo governador e pelo presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, com articulação do Escritório de Mercados Europeus, sediado em Lisboa. No campo da comunicação institucional, a comitiva também visitou a sede do jornal Público, um dos mais influentes de Portugal, onde apresentou o programa como um exemplo de transformação digital aplicada à saúde pública.

De acordo o chefe de Relações Internacionais da Investe Piauí, Daniel Martins, o encontro em Lisboa também foi uma continuidade da missão internacional realizada em maio no Piauí, quando representantes de seis países lusófonos estiveram no estado para conhecer de perto o funcionamento do programa.

 “Foi o momento de agradecer o apoio da CPLP, reafirmar os laços institucionais com esses países e estabelecer metas para a expansão do Piauí Saúde Digital nos territórios de língua portuguesa”, destacou Martins.

O objetivo, segundo ele, é compartilhar a tecnologia desenvolvida no Piauí e ampliar o alcance de políticas públicas eficazes para outros contextos. A iniciativa visa fortalecer a cooperação entre países de língua portuguesa e transformar o estado em referência internacional na área de saúde digital.